Como dividir no Excel
O Excel é com certeza a ferramenta de trabalho mais utilizada pelas empresas no Brasil e no mundo. Mas apesar de toda essa abrangência, a grande maioria dos usuários de Excel não conhecem muito do que ele é capaz de fazer. Pensando nisso, criei este artigo focado não apenas nas formas mais simples de realizar um cálculo de DIVISÃO, mas também algumas outras mais personalizadas.
Vale lembrar que você pode ler esse artigo, ou acessar o conteúdo dessa aula através do vídeo gravado e disponível no nosso canal do YouTube, clicando aqui ou na imagem acima.
Aproveito também para dizer que é possível baixar a planilha que utilizei para esse artigo e os exercícios que preparei para você praticar esse conhecimento clicando aqui, e também que você pode se inscrever para o Curso Intensivo de Excel Básico, que é 100% gratuito e online para adquirir boa parte do conhecimento necessário para se usar bem o Excel sem custo algum e no menor tempo possível, clicando aqui.
Operador Aritmético de Divisão
Diferente da forma convencional que conhecemos o sinal de Divisão, dentro do Excel, o operador aritmético para esse cálculo é a barra “/”.
Esse operador indicado ao Excel que o primeiro valor deverá ser dividido pelo valor após o operador de divisão, fazendo a leitura convencional da esquerda para direita.
Mas, vamos começar a exemplificar isso bem do começo.
Para inciar um cálculo no Excel é importante que se selecione a célula na qual deverá aparecer o resultado deste cálculo, e logo após isso digitar “=”.
Assim, o Excel saberá que tudo que será escrito após isso deverá ser calculado, através de uma fórmula, ou de funções.
Neste cálculo, após inciar incluindo o sinal “=” coloquei o valor que será dividido 100, o sinal de divisão “/”, e o número que irá dividir 2.
Ao pressionar “Enter” teremos o resultado do cálculo: 50, como pode ser conferido na próxima imagem.
Cálculo por referência de célula
Uma outra forma que podemos realizar o mesmo cálculo é, ao invés de digitar os valores dentro da célula, apenas dizer para o Excel onde esses valores estão dentro da planilha. Para isso basta clicarmos com o mouse em cada valor, selecionando um a um, ao invés de digitá-los, como na imagem abaixo:
Indiquei que o número que será dividido (que é o 100) está na célula A2 (coluna A, linha 2). Depois disso, indiquei que será realizado o cálculo de divisão com a “/”. Por último, inclui a célula onde está o divisor (2) na célula A3 (coluna A, linha 3).
Após isso, basta clicar “Enter”.
A diferença entre realizar o cálculo utilizando os valores dentro da célula e não a referência de onde eles estão, está no tempo em que é necessário para editar o cálculo.
Quando temos uma referência no cálculo, o valor pode ser alterado sem comprometer o resultado.
Já quando precisamos mexer no cálculo para alterar algum valor, a chance de algum erro comprometer o resultado é grande, e o tempo perdido para realizar essa atualização também é maior.
Sendo assim, minha recomendação é que sempre utilize a referência dos valores, que deverão estar anotados fora do campo onde estará o cálculo/resultado.
Dividindo uma somatória
Uma outra forma de dividir é, quando utilizamos o resultado de outro cálculo, seja uma função ou uma fórmula, como valor a ser dividido ou a dividir.
Como no caso da imagem abaixo:
Caso você não conheça a função SOMA que fui utilizada no exemplo da imagem acima, não precisa se preocupar, porque já temos um artigo aqui no Blog falando sobre ela. Basta clicar aqui, para ler esse artigo assim que terminar este.
E claro, o resultado do nosso cálculo, será como do exemplo acima:
Dividindo Horas
Mas e se precisarmos dividir uma quantidade de horas em partes iguais, é possível?
E sim, caro leitor, é possível!
Podemos fazer esse cálculo como qualquer outro, apenas atentando-se para o formato da célula onde se informar a hora.
No exemplo abaixo, precisamos dividir o tempo de 45 minutos em 3 partes iguais, e para isso, só precisamos utilizar o operador aritmético de divisão:
Simples assim!
Agora é só dar “Enter”:
Temos aqui o resultado de 3 partes iguais de 15 minutos.
Dividindo Porcentagem
Para muita gente, o cálculo de divisão de porcentagem se resume à imagem abaixo. Nela simples o percentual de 100% é dividido por 2.
“O.K”. Sabemos que, 100% dividido por 2 é igual à 0,5 que é 50%.
Mas não, nada disso.
O uso mais interessante da divisão falando de porcentagem, vem da necessidade de somar um percentual num outro valor.
Vamos supor que você tem um produto, e você quer ter 20% de lucro sobre ele.
Primeiro você precisa saber quanto custa pra você esse produto.
Quando tiver esse valor, poderá acrescentar os seus 20% de lucro (livre de impostos e tudo mais).
Pra fazer isso você precisa utilizar divisão e não soma…
Pareceu estranho?
Eu te entendo! Mas continua comigo!
Nessa imagem acima, temos R$ 1.000,00 simbolizando o custo do produto.
Porém, o cálculo foi feito de um jeito errado… porque quando você divide um número por um percentual, o Excel acredita que o valor que está sendo dividido, no caso 1.000,00 é igual ao percentual, no caso 20%.
E aí, o Excel vai tentar te levar aos 100%.
20% precisa se repetir 5 vezes para chegar aos 100%.
Então, o que o Excel fez no exemplo? Multiplicou 1.000 por 5.
Ou seja, sua empresa está realmente lucrativa!! R$ 4.000,00 reais de lucro representa um lucro de 80% sobre o custo do produto.
Mas está errado, então vamos para o cálculo correto!
Lembra que eu disse que o Excel considera o percentual como sendo correspondente ao valor que está sendo dividido?
Então, pra corrigir isso, a gente inclui um (1- percentual de aumento) no nosso raciocínio. Isso porque o 1 é 100%.
100% menos 20% é igual 80%.
Nós queremos que o Preço do produto tenho um lucro de 20%, logo, o custo do produto é a diferença entre o Preço (100%) e o Lucro (20%). Portanto, 100% menos 20% = 80%.
Se 1.000,00 é 80%, o Excel sabe que só falta 20% pra chegar nos 100%, e é isso que ele vai retornar como resultado.
Prova Real da Soma de Porcentagem
Para termos certeza que de o nosso cálculo está certo, basta tirarmos do resultado o percentual que foi somado. E para fazer isso vamos utilizar o Operador Aritmético de Multiplicação (que será o tema do próximo artigo).
Resumindo o cálculo que será feito, se multiplicamos um valor por um percentual, o resultado será o valor proporcional ao percentual que foi aplicado. Ou seja, se temos 100, e aplicando 10%, o resultado será 10.
É isso que faremos:
Daremos “Enter” para saber o resultado e já engataremos o cálculo final da prova:
Se 250 é 20% do “Preço do Produto”, basta agora subtrairmos esse valor do “Preço do Produto” e precisa sobrar o valor referente ao “Custo do Produto”. Isso se o cálculo estiver certo…
Será que está?
Sei que pareceu mais um artigo que matemática, mas acho importante que a base dela fique clara na sua mente, caro leitor, porque muitos usuários de Excel cometem muitos erros por não entenderem o que significa um percentual.
Eu explico muito mais sobre isso nos meus cursos, tanto o Curso Intensivo de Excel que é 100% Gratuito e 100% Online, quanto o meu Curso Funções que Funcionam, que é o curso onde eu ensino aos meus alunos como usarem o Excel como eu o usei e decolei na carreira por isso.
ATENÇÃO: Se você está lendo essa mensagem significa que ainda está no ar a minha OFERTA IMPERDÍVEL para o CURSO FUNÇÕES QUE FUNCIONAM, acesse agora e não perca a chance de comprar meu curso pela metade do preço e com uma forma de pagamento irrecusável. Clique aqui e garanta já a sua vaga!!
Sucesso é para quem faz por merecer!
por César Fonseca