Como tirar os Espaços no Excel – Inclusive Datas e Números

Como tirar os Espaços no Excel – Inclusive Datas e Números

Se tem uma coisa que atrapalha trabalhar com Excel são os benditos ESPAÇOS. Você puxa uma base do sistema, ou pega um controle preenchido pela equipe, e lá estão eles espalhados por toda parte.

Assim, fica difícil fazer cálculos, porque números com espaços não são números; fica impossível filtrar datas; fica desesperador utilizar qualquer recurso do Excel.

Justamente para te ajudar com tudo isso, e tentar fazer sua experiência ao usar o Excel bem mais agradável, neste artigo estou reunindo diversas formas de resolver todo tipo de problema que esteja relacionado com ESPAÇOS.

Vale lembrar que você pode ler esse artigo, ou acessar o conteúdo dessa aula através do vídeo gravado e disponível no nosso canal do YouTubeclicando aqui ou na imagem acima.

Aproveito também para dizer que é possível baixar a planilha que utilizei para esse artigo e os exercícios que preparei para você praticar esse conhecimento clicando aqui, e também que você pode se inscrever para o Curso Intensivo de Excel Básico, que é 100% gratuito e online para adquirir boa parte do conhecimento necessário para se usar bem o Excel sem custo algum e no menor tempo possível, clicando aqui.

A razão do problema

Antes de falarmos sobre como resolver as consequências pós catástrofe, acho legal falarmos um pouco sobre o que gera as catástrofes dos ESPAÇOS.

Geralmente, isso acontece por culpa de pressa de quem está preenchendo, ou apenas pela correria do dia a dia.

Quem está acostumado a escrever muito rápido, as vezes acaba digitando um espaço depois que terminou de escrever.

Quando você pega uma base ou controle com muitos desses erros, a chance de criar um levantamento ou fazer um estudo na Tabela Dinâmica e dar erro é incrivelmente alta.

Por isso, é importante prestar muita atenção em todas as dicas que vou dar aqui, pra sempre preparar a sua base do jeitinho certo antes de qualquer estudo.

Sistemas ou Pessoas: não importa! Bora resolver essa treta!

Função ARRUMAR: o jeito mais rápido

Você já deve ter ouvido falar no quão incrível são as funções do Excel.

Elas foram justamente criadas para facilitar a nossa vida, e é justamente por isso que eu fiz questão de ter como meu primeiro curso, um curso que é específico sobre Funções do Excel.

Nele eu dou algumas dicas de como usar a função ARRUMAR, mas não se preocupe, que eu vou falar das mais importantes aqui pra você.

A função ARRUMAR tem como objetivo retirar o excesso de espaços de uma célula. Ou seja, a ideia é deixar apenas os espaços entre uma palavra e outra.

Isso resolve boa parte dos problemas com espaços.

Que é inclusive o exemplo dessa primeira etapa do artigo:

No nosso exemplo, vou usar tanto textos quanto datas e números (imagem acima).

Para tirar a maior parte dos espaços, vamos apenas aplicar a função ARRUMAR.

Basta clicar na célula onde deverá aparecer o resultado, digitar “=” e escrever ARRUMAR. Depois pressione “TAB” para a função abrir o parênteses. Caso não aconteça, pode simplesmente escrever “(“.

Após isso, você precisa indicar a célula onde está o texto com espaços que você quer que seja corrigido, e fechar o parênteses.

Feito isso, basta pressionar “Enter” no seu teclado, e a mágica estará feita.

No nosso primeiro exemplo deu certo, então arrastei a função para os demais exemplos.

Perceba que na imagem acima, nem todos os casos deram certo, porque como a ideia é deixar apenas 1 espaço entre as palavras, o Excel deixou espaços entre os valores e datas.

Para resolver isso, vamos utilizar agora a função SUBSTITUIR, já destacada na imagem acima.

Função SUBSTITUIR: Quando nem tudo dá certo…

Agora, vamos ver como fazer tudo isso de um jeito tão simples quanto, porém agora, utilizando a função SUBSTITUIR.

Vale lembrar que no meu curso de especialização em Funções do Excel, eu ensino as 100 funções mais importantes do Excel e dou exemplos de como usar elas como um profissional de alto nível. Para saber mais clique aqui.

A Função SUBSTITUIR permite que você troque um texto ou parte dele por outra coisa.

O que queremos SUBSTITUIR então seria o Espaço, que será informado ” ” entre aspas (aspa dupla+um espaço+aspa). E para ficar no seu lugar, colocaremos vazio, que será informado “” (aspas+aspas).

Então, vamos entender a questão das aspas primeiro.

No Excel, sempre que você for utilizar um texto dentro de uma função, você precisa lembrar de colocá-lo entre aspas. Portanto, para alterar um texto por outro, você precisa utilizá-lo também.

Nesse caso, queremos trocar o caractere espaço por vazio. Ou seja, remover o espaço.

Então, veja mais uma vez o que a Função SUBSTITUIR pede pra gente:

Ela pede, primeiro o texto que sofrerá alteração, depois o caractere ou texto que será alterado, e depois o novo texto que o irá substituir.

Em outras palavras:

  • Texto: Celula Matriz
  • Texto Antigo: ” ” (1 único espaço entre aspas, senão não funciona)
  • Novo Texto: “” (abre e fecha aspas duplas, sem nada dentro)

Ao pressionarmos “Enter” agora e aplicarmos aos demais exemplos, teremos como resultado…

Agora, mesmo datas e números estão corrigidos.

Datas e Números não estão calculando… o que fazer

Agora, se mesmo depois de aplicar a função SUBSTITUIR você não está conseguindo calcular ou filtrar as datas, você pode ainda utilizar duas outras funções que ensino no meu curso de especialização nas Funções do Excel: Função VALOR e Função DATA.VALOR.

Caso você não saiba, caro leitor, as datas são valores para o Excel.

Então, se você modificar o formato da data para “Geral” ou “Número”, vai aparecer um valor com pelo menos 5 dígitos que representa a contagem desde 00/01/1900 até a data atual.

Então, quando uma data não está sendo filtrada, pode ser problema de formatação, porque o Excel ainda está lendo o campo como um Texto.

Para isso você pode ir na Aba Página Inicial/Formatação e trocar de Texto ou Geral para Data.

Se isso não funcionar, pode usar a Função DATA.VALOR como vamos fazer na imagem abaixo:

A única variável da Função é a própria data que será ajustada.

Depois é pressionar “Enter” e problema resolvido.

Caso seja valor, basta utilizar da mesma forma a Função VALOR:

E após pressionar “Enter” teremos os valores corrigidos:

Espero que esse artigo te ajude muito acelerando os seus levantamentos.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou se quiser deixar algum comentário, não tenha receio de usar o espaço aqui embaixo.

Muito obrigado pela leitura!

E, não se esqueça que…

“Sucesso é pra quem faz por merecer”

 

por

César Fonseca

 

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Bons estudos, e não esqueça:

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por,

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